Livros
URI Permanente para esta coleçãohttps://cedoc.crpsp.org.br/handle/1/260
Navegar
Navegando Livros por Data do Documento
Agora exibindo 1 - 20 de 60
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Psicologia no ensino de 2º grau: Uma proposta emancipadora(1986) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região; Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo - SinPsiDesde 1980, o CRP e o Sindicato vêm lutando, junto com entidades representativas de outras categorias, para a volta das disciplinas da área de Ciências Humanas — Psicologia, Filosofia e Sociologia — no ensino de 2º grau. A partir de 1985, a Comissão de Ensino CRP - Sindicato passou a contar com a participação dos psicólogos do setor de Psicologia da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Esse grupo de trabalho formulou uma proposta de conteúdo programático para a disciplina Psicologia, no segundo grau, fruto de uma série de discussões realizadas com a participação de profissionais que já atuavam na área ou que tinham interesse na atividade docente. O resultado prático dessa luta mostrou-se amplamente compensador. A Secretaria de Educação não só reconheceu a importância das disciplinas de Ciências Humanas no ensino de 2º grau, como tomou as medidas necessárias visando ao fortalecimento e ampliação das mesmas nas grades curriculares. Além disso, as referidas disciplinas foram incluídas no concurso de ingresso de professores, em 1986. Diante dessas perspectivas, a Comissão de Ensino planejou e realizou, no segundo semestre de 1985, o curso "Psicólogo - Docente no Ensino de 2º Grau, com o objetivo de colaborar para o aprimoramento da ação educacional dos licenciados em Psicologia, que já atuavam na área ou que tinham interesse em iniciar atividade docente. Para tanto, foram convidados psicólogos e pesquisadores, que apresentaram para os 250 participantes, uma explanação sobre cada um dos temas da proposta de conteúdo programático.Item Psyché Quatro Abordagens em Psicoterapia(1991) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoItem PSICOLOGIA & INFORMÁTICA Produções do III PSICOINFO e II JORNADA do NPPI(2006) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Conselho Federal de PsicologiaComo a área de psicologia e informática tem progredido e se desenvolvido no Brasil? Como os psicólogos estão utilizando a informática para prestar serviços e compreender as mudanças que acontecem em nossa sociedade? Quais são os impactos que a tecnologia tem causado na vida das pessoas? Como a psicologia pode ajudar a informática em suas produções? Essas questões são tratadas nesse livro sobre as produções do III PsicoInfo e II Jornada do NPPI que reúne textos de vários autores baseados nas suas apresentações nesse evento. O objetivo é demostrar que a união da psicologia e informática pode produzir trabalhos importantes e relevantes para a ciência, reflexão e prática profissional bem como estimular os profissionais e pesquisadores de ambas as áreas a dar continuidade e melhor desenvolvimento à área.Item cidadania ativa na prática: contribuições da psicologia e da animação sociocultural / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2007) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Regiãopercurso histórico da sociedade, além de produzir novas demandas às ciências que desenvolve, nos leva a ressignificar, permanentemente, aspectos dessa realidade que se transforma, transformando-nos a todos. A atribuição de sentido a esse processo de ressignificação é um campo próprio da Psicologia, que como ciência deve estar sempre aberta às novas demandas sociais e como profissão não pode deixar de ampliar seu conjunto de práticas, estratégias e objetos de intervenção. Atento aos novos desafios da realidade brasileira contemporânea e às conseqüentes inovações que surgem no exercício profissional dos psicólogos, o CRP-SP tem apoiado e promovido espaços de discussão, visando ao aprofundamento dessas questões e o compartilhamento de novos saberes e práticas, os quais atualizem e qualifiquem a ação dos profissionais da Psicologia no atendimento às necessidades emergentes da sociedade. (Continua na versão digital)Item a inserção da Psicologia na saúde suplementar / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2007) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoO Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, cumprindo de forma democrática uma das diretrizes indicadas na pauta de discussão para a gestão do Sistema Conselhos, relativa à inserção do Psicólogo na Saúde Suplementar, instituiu no ano de 2003 um Grupo de Trabalho denominado Mercado de Trabalho1, no qual este tema ganha destaque. A discussão inicial surgiu da preocupação com o grande número de psicólogos prestando serviços às operadoras de planos de saúde, gerando consultas à Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP SP, como as questões referentes às técnicas utilizadas, linhas e referenciais teóricos, situações de desrespeito ao Código de Ética, submissão dos profissionais a contratos de prestação de serviços sem mínimas garantias da qualidade dos serviços e, principalmente, sobre a autorização para realização dos serviços psicológicos subordinada à Medicina (Ato médico). A partir das questões levantadas e sugeridas para organizar esta pauta, o CRP resolveu realizar uma pesquisa quantitativa sobre a inserção do psicólogo na saúde suplementar (2004), obtendo resultados importantes para o encaminhamento e aprofundamento desta temática no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia. Como forma de divulgar os resultados dessa pesquisa, o CRP/06 organizou, em outubro de 2005, um seminário abordando uma análise crítica da situação encontrada, assim como informações abrangentes sobre a política atual da Agência Nacional de Saúde/ANS e aspectos jurídicos e assistenciais desta questão.( Continua na versão digital)Item a psicologia promovendo o ECA: reflexões sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2007) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoA partir do compromisso social da Psicologia com a promoção, a defesa e o controle de ações para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, a Comissão de Criança e Adolescente do CRP-SP tem trabalhado em alguns eixos principais: I) procurando ampliar os espaços de participação social/política da Psicologia, com a finalidade de qualificar as discussões e o controle da efetivação dos direitos da criança e do adolescente; II) subsidiando o CRP para intervenções e emissão de pareceres, notas e manifestações referentes a assuntos diversos (ato infracional, redução da maioridade penal, trabalho infantil, exploração sexual, adoção, entre outros) e projetos (leis, emendas constitucionais, governamentais etc.) sobre os direitos da criança e do adolescente; III) estabelecendo canais de cooperação e comunicação com o Crepop (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) para obtenção de informações acerca das políticas públicas existentes na área da criança e do adolescente; ( Continua na versão digital)Item A Psicologia na Saúde Suplementar: aspectos regulatórios(2008) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoIntrodução Considerando os constantes questionamentos dos profissionais psicólogos que atendem pessoas provenientes dos planos de saúde, questionamentos de ordem técnica, ética e das condições de trabalho estabelecidas pelas operadoras de planos de saúde, o Conselho Regional de Psicologia - SP concluiu uma pesquisa sobre este tema, em dezembro de 2004, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a inserção dos psicólogos nesse setor. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a concepção de saúde que permeia as ações da Agência Nacional de Saúde/ANS e das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde está focada na doença, centrada na figura do médico e não nas necessidades de saúde do usuário. O atendimento psicológico não é obrigatório, e naqueles planos que oferecem esse serviço, a maioria deles só autoriza que o psicólogo atenda mediante encaminhamento médico. A cobertura legal se refere aos “transtornos psiquiátricos”, codificados pelo CID – 10 (Código Internacional de Doenças), numa perspectiva medicalizante e hospitalocêntrica. Os dados da pesquisa revelaram que a maioria das operadoras não oferece atendimento psicológico. A principal razão alegada para não disponibilizar os serviços de psicologia aos beneficiários dos Planos de Saúde é a não exigência deste tipo de serviço pela ANS. Outra situação registrada foi que o número de sessões depende do relatório médico que encaminha o caso ao psicólogo. ( Continua na versão digital)Item Ano da Psicologia na Educação - Textos Geradores(2008-08) Conselho Federal de PsicologiaA psicologia está presente na educação de diversas formas, seja como disciplina ou como conteúdo de disciplinas, sendo inspiradora de propostas de formação humana, bem como área de aplicação. Há, portanto, saberes e práticas psicológicas que têm sido relevantes para a formação dos seres humanos mediante as suas necessidades que emergem nos diferentes espaços educacionais. Diante disso, o Sistema Conselhos de Psicologia decidiu, na Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de dezembro de 2007, que o ano de 2008 será dedicado à Educação. Essa escolha surgiu da necessidade de enfatizar a importante contribuição da Psicologia, enquanto ciência e profissão, na luta pela consolidação de uma educação para todos, respaldada nos princípios do compromisso social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade enquanto fundamento para uma efetiva inclusão social. A inserção dos psicólogos em diferentes espaços educacionais, a sua participação na construção das Políticas Públicas de Educação e de outras políticas intersetoriais, bem como a organização da categoria para atuar em movimentos de controle social, deve estar contemplada por esses princípios.(Continua na versão digital)Item Profissão Psicólogo, Legislação e Resoluções para prática profissional - Código de Processamento Disciplinar Comentado(2008-10-26)O Sistema Conselhos de Psicologia tem como atividade precípua “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios da ética e disciplina da classe”, conforme expresso na lei nº 5.766/71 que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia.Item Profissão Psicólogo, Legislação e resoluções para prática profissional - Código de Processamento disciplinar - COMENTADO(2008-11) Conselho Federal de PsicologiaEsta publicação é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, resultante do Encontro das Comissões de Ética dos Conselhos Regionais de Psicologia com a Comissão de Orientação e Ética do Conselho Federal de Psicologia que aconteceu em Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro de 2007.Item NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2009) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoDesde o início de 2008, o Núcleo de Saúde do CRP-SP e seus vários colaboradores iniciaram uma atividade que passou a ser conhecida como Alinhamento Conceitual. São, na verdade, encontros para se discutirem questões mais amplas da política de Saúde no Estado de São Paulo. A ideia é obter informações de convidados ligados aos temas propostos e, posteriormente, discutir ações relacionadas à área da Saúde. Após um primeiro encontro, em que foi discutido o Pacto pela Saúde, em 2007, foram tirados alguns encaminhamentos no sentido de apoiar e implementar as prioridades do pacto no Estado de São Paulo. Decidiu-se que o segundo encontro discutiria a Atenção Básica, abordando a questão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). É este, pois, o foco do presente Caderno, que reproduz as apresentações dos expositores a respeito do assunto em evento realizado nos dias 25 e 26 de setembro de 2008, no auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. ( Continua na versão digital)Item Educação Inclusiva: Experiências Profissionais em Psicologia(2009-09) Conselho Federal de PsicologiaO Conselho Federal de Psicologia incluiu, entre suas ações permanentes de gestão, a realização de Prêmios Profissionais, visando a divulgar experiências exitosas de profissionais de Psicologia, realizados individualmente ou em equipe. A publicação dos trabalhos premiados no Prêmio Profissional Educação Inclusiva: experiências profissionais em Psicologia é um convite à reflexão sobre a prática profissional dos psicólogos e seu compromisso com uma educação de qualidade. Em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, observam-se diversos entraves, desde questões conceituais e ideológicas e a insistência na hierarquização das capacidades até a falta de investimento na estrutura das escolas e na formação dos docentes, preparando-os para o trato com a diversidade e a singularidade da educação de alunos.(Continua na versão digital)Item A escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência e a rede de proteção(2010) Conselho Federal de PsicologiaNo presente seminário, nos reunimos para debater um tema que não é novo para a Psicologia, para os Conselhos de Psicologia e para os psicólogos. Refiro-me à violência contra crianças e adolescentes e ao papel da Rede de Proteção. Temos clareza de que a seriedade da questão exige da sociedade brasileira, e de todos os atores envolvidos, uma profunda discussão, como também a construção de alternativas que efetivamente garantam a proteção de crianças e adolescentes. Possuímos história e reconhecimento público na defesa dos direitos humanos e na construção de práticas profissionais comprometidas com o respeito à dignidade, à igualdade de direitos e à integridade do ser humano. Portanto, nossas preocupações e ações, no sentido de assegurar os direitos humanos de todas as pessoas, não são recentes. Especificamente quanto às questões relacionadas às crianças e aos adolescentes, temos tido uma postura de defesa intransigente da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Portanto, organizarmos este amplo evento com representantes de todos os Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil, da Rede de Justiça e Proteção, dos movimentos sociais e de outras categorias profissionais diretamente envolvidas é de fundamental importância(Continua na versão digital)Item Psicólogo Judiciário nas Questões de Família A Ética própria da Psicologia: mudanças na relação Assistente Técnico e Perito / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2010) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o décimo Caderno da série. O seu tema é o psicólogo judiciário nas questões de família. O primeiro Caderno tratou da Psicologia em relação ao preconceito racial. O segundo refletiu o profissional frente a situações de tortura. O terceiro Caderno discutiu o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O quarto tratou da inserção da Psicologia na Saúde Suplementar. O número 5 intitulou-se Cidadania ativa na prática, as contribuições da Psicologia e da animação sociocultural. O sexto Caderno abordou a Psicologia, a relação com a Educação e suas contribuições para a atuação profissional. O sétimo teve por tema o Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O oitavo tratou da dislexia e os subsídios para políticas públicas. O número 9 colocou em discussão o ensino de Psicologia no nível médio. A este, seguir-se-ão outros debates que trarão, para o espaço coletivo de reflexão, crítica e proposição que o CRP SP se dispõe a representar, temas relevantes para a Psicologia e a sociedade. Nossa proposta é a de que este material seja divulgado e discutido amplamente e que as questões decorrentes desse processo sejam colocadas em debate permanente, para o qual convidamos os psicólogos.( Continua na versão digital)Item Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea(2010) Conselho Federal de PsicologiaHistória, a Economia, a Sociologia e também para a Psicologia. Do ponto de vista das teorias organizacionais, a Psicologia conhece esse campo há muito e desde o início do século XX, pelo menos, pesquisa e produz conhecimento sobre o assunto. Entretanto, sobre questões específicas, como a saúde do trabalhador, as relações sindicais, as formas solidárias de trabalho, o sofrimento causado pelo desemprego, podemos dizer que avançamos pouco. Essas demandas são recentes e ainda carecem de maior sistematização. Hoje já são muitos os psicólogos e pesquisadores que trabalham com esse campo específico. Em parte, a elaboração de políticas públicas de atenção ao trabalhador, como os Centros em Referência de Saúde do Trabalhador, e ações sindicais pautadas por uma política que vai além das reivindicações de cunho econômico, criaram funções que são exercidas por psicólogos. As demandas concretas estimulam os pesquisadores e, com isso, são muitos os que produzem referências para essas ações. Em função desse quadro, é urgente a organização e a sistematização do conhecimento produzido. Isso motivou o Sistema Conselhos de Psicologia a realizar o Seminário Nacional Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea. Esta publicação traz a reprodução das falas dos palestrantes que estiveram presentes ao seminário. Com ela, convidamos psicólogos que trabalham na área, trabalhadores e estudantes para uma discussão crítica sobre tal produção e os caminhos que devemos seguir para reorganizar esse campo. Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP)Item Ensino de Psicologia no Nível Médio: impasses e alternativas / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2010) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o nono caderno da série e seu tema é “Ensino de Psicologia no Nível Médio: impasses e alternativas”. O primeiro caderno tratou da Psicologia em relação ao preconceito racial, o segundo refletiu sobre o profissional frente a situações tortura. O terceiro caderno, “A Psicologia promovendo o ECA”, discutiu o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. O quarto número teve como tema a inserção da Psicologia na Saúde Suplementar. O quinto número referiu-se à “Cidadania Ativa na Prática: contribuições da Psicologia e da animação sociocultural”. O sexto caderno abordou “Psicologia e Educação: contribuições para a atuação profissional”. O sétimo caderno teve por tema os núcleos de apoio à saúde da família. O oitavo seguiu a temática “Dislexia: subsídios para políticas públicas”. A este, seguir-se-ão outros debates que trarão, para o espaço coletivo de reflexão, crítica e proposição que o CRP SP se dispõe a representar, temas relevantes para a Psicologia e a sociedade. Nossa proposta é a de que este material seja divulgado e discutido amplamente e que as questões decorrentes desse processo sejam colocadas em debate permanente, para o qual convidamos os psicólogos. (Continua na versão digital)Item Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão(2010) Conselho Federal de PsicologiaO Conselho Federal de Psicologia instituiu em 2003 o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) como uma de suas ações permanentes para qualificar os métodos e as técnicas empregados no processo de avaliação psicológica. Nesse processo reuniu um conjunto de profissionais da área que contribuíram com produções teóricas e metodológicas sobre essa prática privativa do psicólogo brasileiro. A Resolução CFP nº 002/2003, produto dos trabalhos da Comissão instaurada no período de 2002 a 2004, orientou as ações desenvolvidas na gestão de 2005 a 2007 e 2008 a 2010. Foi um marco no avanço da qualidade dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica, bem como na construção de políticas comprometidas com o rigor científico e ético. Ao longo desses anos, os especialistas da área, membros da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia e consultores ad hoc estabeleceram interlocuções com profissionais que realizam avaliação psicológica em diversos contextos, os quais lhes possibilitaram acumular conhecimentos sobre seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos. A publicação deste documento expressa mais um dos investimentos assumidos pela categoria de psicólogos e reafirma o compromisso da Psicologia em garantir que os direitos humanos sejam respeitados. Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP)Item Psicologia e Diversidade Sexual / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2011) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 11º Caderno da série. O seu tema é Psicologia e Diversidade Sexual. Outras temáticas debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item Ano da Avaliação Psicológica: Textos geradores(2011) Conselho Federal de PsicologiaOs Anos Temáticos vêm-se consolidando como momentos centrais para que a Psicologia discuta temas de importância para a profissão. Em 2006, debatemos nossa inserção na Saúde. Entre 2008 e 2009, discutimos nossa interface com a Educação. Entre 2009 e 2010, enfocamos a psicoterapia e, agora, entre 2011 e 2012, estamos propondo um debate sobre a avaliação psicológica, neste Ano da Avaliação Psicológica. Esperamos, com isso, mapear as necessidades para qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso. A decisão de realizar este ano temático foi da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia que reúne todos os Conselhos Regionais e os Conselhos Federais. A expectativa é envolver a categoria, em todas as regiões do Brasil, em reflexão sobre a avaliação psicológica como um processo complexo, no qual os Direitos Humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil. Os textos geradores que agora publicamos têm o intuito de contribuir com os debates que estão sendo realizados pelos Conselhos Regionais. Para facilitar a circulação de informações sobre as atividades, neste ano teremos um blog (http:// anotematico.cfp.org.br), alimentado pelo Sistema Conselhos, e no qual psicólogas e psicólogos poderão deixar comentários e questões. Desejamos a todos um bom trabalho! Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de PsicologiaItem Psicologia e o Direito à Memória e à Verdade / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2012) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 13º Caderno da série. O seu tema é Psicologia e o Direito à Memória e à Verdade. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »