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Item 21º Encontro de Serviços-Escola de Psicologia de Psicologia do Estado de São Paulo / 4º Encontro Nacional de Supervisores de Estágio de Psicologia(2013-09) Universidade Paulista - UNIP; Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região; UNIÃO LATINO-AMERICANA DE ENTIDADES DE PSICOLOGIA (ULAPSI)O tema central do 21º Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Estado de São Paulo e 4º Encontro Nacional de Supervisores de Estágio em Psicologia procurou trazer para reflexão a relação entre a Psicologia e as questões contemporâneas da realidade brasileira. O grande número de trabalhos apresentados atendeu a este convite mostrando, pela diversidade de temas, a amplidão do campo da Psicologia e os questionamentos que atualmente os psicólogos se fazem. Mostram, igualmente, a preocupação que profissionais e estudantes têm com a ciência psicológica, com a formação em Psicologia, além do interesse pela produção de conhecimento e a constante reflexão crítica sobre suas práticas. Ressaltamos a qualidade dos trabalhos e temos a convicção que há nos serviços-escola uma preocupação constante com a formação dos futuros psicólogos e uma busca permanente por intervenções e atuações que atendam às necessidades e anseios das comunidades nas quais atuam, sempre de acordo com os princípios éticos e científicos. Observação: os textos publicados nestes ANAIS seguem os originais conforme enviados pelo autores. Comissão Científica e Comissão Organizadora.Item Álcool e outras drogas: subsídios para sustentação da política antimanicomial e de redução de danos(2019) Conselho Regional de Psicologia 6ª RegiãoO Caderno Temático Álcool e outras Drogas é uma produção do Núcleo de Saúde do CRP, finalizando um percurso de intensas discussões e debates sobre a temática que envolveram os encontros deste Núcleo de 2016 a 2019. Neste período, observouse cada vez mais a necessidade e urgência de se tratar deste tema, levando-se em conta, especialmente, o cenário político atual, os retrocessos e as retiradas de direitos básicos e humanos, que incidem fortemente na política de saúde mental, álcool e outras drogas. Compreendeu-se a necessidade de um posicionamento técnico, ético e político que pudesse elucidar, em tempos nebulosos, o papel da(o) psicóloga(o) diante da complexidade da temática de álcool e outras drogas, ao mesmo tempo que pudesse se constituir como um posicionamento político, podendo auxiliar discussões e sustentações nos serviços e espaços de controle social tanto para psicólogas(os) quanto para gestores, usuárias(os), pesquisadores, militantes, equipes multiprofissionais e instituiçõesItem ANAIS II MOSTRA VIRTUAL DE PRÁTICAS DA PSICOLOGIA(2021) Conselho Regional de Psicologia 6ª RegiãoA emergência da covid-19 em todo o mundo e as medidas de contenção do vírus que exigiram isolamento e distanciamento social impactaram diretamente o exercício profissional da Psicologia e suas práticas precisaram passar por um processo criativo e de renovação para que pudessem dar continuidade ao cuidado ofertado à população. Seja na construção de novas práticas como na adaptação das já existentes, a tecnologia e a virtualização das práticas foram importantes aliadas nesse momento. Diante de toda essa transformação, em um cenário ainda desconhecido e desafiador, surgiu um interesse crescente em saber e compartilhar como as/os psicólogas/os estavam se adaptando e reorganizando-se no meio de toda esta conjuntura. Foi nesse sentido que o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em 2020, propôs a I Mostra Virtual de práticas da Psicologia na pandemia, de modo a conhecer e publicizar o fazer psicológico nos variados campos de atuação.Item UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE SUICÍDIO POLICIAL(2019) Conselho Regional de Psicologia 6ª RegiãoA Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo passou a se preocupar com o aumento do suicídio policial nas Polícias de São Paulo desde a publicação da pesquisa sobre “Uso da Força Letal por Policiais de São Paulo e Vitimização Policial em 2017”. Nessa pesquisa, já apresentávamos dados da vitimização policial que indicavam que o suicídio policial era um fenômeno grave nestas instituições.Item Ano da Avaliação Psicológica: Textos geradores(2011) Conselho Federal de PsicologiaOs Anos Temáticos vêm-se consolidando como momentos centrais para que a Psicologia discuta temas de importância para a profissão. Em 2006, debatemos nossa inserção na Saúde. Entre 2008 e 2009, discutimos nossa interface com a Educação. Entre 2009 e 2010, enfocamos a psicoterapia e, agora, entre 2011 e 2012, estamos propondo um debate sobre a avaliação psicológica, neste Ano da Avaliação Psicológica. Esperamos, com isso, mapear as necessidades para qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso. A decisão de realizar este ano temático foi da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia que reúne todos os Conselhos Regionais e os Conselhos Federais. A expectativa é envolver a categoria, em todas as regiões do Brasil, em reflexão sobre a avaliação psicológica como um processo complexo, no qual os Direitos Humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil. Os textos geradores que agora publicamos têm o intuito de contribuir com os debates que estão sendo realizados pelos Conselhos Regionais. Para facilitar a circulação de informações sobre as atividades, neste ano teremos um blog (http:// anotematico.cfp.org.br), alimentado pelo Sistema Conselhos, e no qual psicólogas e psicólogos poderão deixar comentários e questões. Desejamos a todos um bom trabalho! Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de PsicologiaItem Ano da Psicologia na Educação - Textos Geradores(2008-08) Conselho Federal de PsicologiaA psicologia está presente na educação de diversas formas, seja como disciplina ou como conteúdo de disciplinas, sendo inspiradora de propostas de formação humana, bem como área de aplicação. Há, portanto, saberes e práticas psicológicas que têm sido relevantes para a formação dos seres humanos mediante as suas necessidades que emergem nos diferentes espaços educacionais. Diante disso, o Sistema Conselhos de Psicologia decidiu, na Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de dezembro de 2007, que o ano de 2008 será dedicado à Educação. Essa escolha surgiu da necessidade de enfatizar a importante contribuição da Psicologia, enquanto ciência e profissão, na luta pela consolidação de uma educação para todos, respaldada nos princípios do compromisso social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade enquanto fundamento para uma efetiva inclusão social. A inserção dos psicólogos em diferentes espaços educacionais, a sua participação na construção das Políticas Públicas de Educação e de outras políticas intersetoriais, bem como a organização da categoria para atuar em movimentos de controle social, deve estar contemplada por esses princípios.(Continua na versão digital)Item Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão(2010) Conselho Federal de PsicologiaO Conselho Federal de Psicologia instituiu em 2003 o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) como uma de suas ações permanentes para qualificar os métodos e as técnicas empregados no processo de avaliação psicológica. Nesse processo reuniu um conjunto de profissionais da área que contribuíram com produções teóricas e metodológicas sobre essa prática privativa do psicólogo brasileiro. A Resolução CFP nº 002/2003, produto dos trabalhos da Comissão instaurada no período de 2002 a 2004, orientou as ações desenvolvidas na gestão de 2005 a 2007 e 2008 a 2010. Foi um marco no avanço da qualidade dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica, bem como na construção de políticas comprometidas com o rigor científico e ético. Ao longo desses anos, os especialistas da área, membros da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia e consultores ad hoc estabeleceram interlocuções com profissionais que realizam avaliação psicológica em diversos contextos, os quais lhes possibilitaram acumular conhecimentos sobre seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos. A publicação deste documento expressa mais um dos investimentos assumidos pela categoria de psicólogos e reafirma o compromisso da Psicologia em garantir que os direitos humanos sejam respeitados. Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP)Item Caderno de Deliberações do 10º CNP(2019) Conselho Federal de PsicologiaO Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. Ele ocorre a cada três anos e é fruto de um amplo processo democrático, em que todas(os) as(os) psicólogas(os) podem contribuir para o projeto coletivo da profissão. Assim, o CNP tem o papel de promover a organização e a mobilização das(os) psicólogas(os) do país, possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão. Ele também define as políticas nacionais a serem implementadas pelos Conselhos de Psicologia na próxima gestão. E busca garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão aos mandatos dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia no triênio subsequenteItem Caderno de Deliberações do IX CNP(2016) Conselho Federal de PsicologiaRealizado a cada três anos, desde 1994, o Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Por meio de um amplo processo democrático, psicólogas (os) de todo o país são convidados a pensar num planejamento coletivo para a profissão, definindo as diretrizes que devem nortear a atuação do Sistema Conselhos e Psicologia para o triênio subsequente. A partir do tema principal – Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária – as discussões do 9º Congresso Nacional de Psicologia se dividiram em três eixos: 1) Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade; 2) Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos; e 3) Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.Item CADERNO DE DELIBERAÇÕES DO X COREP(2019) Conselho Regional de Psicologia 6ª RegiãoApresentação O 10º Congresso Regional da Psicologia de São Paulo aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 de abril de 2019 sob o tema "O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas sociais e culturais". Teve como objetivos: a) Promover a organização e a mobilização das psicólogas do Estado de São Paulo possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão; b) Deliberar acerca das propostas referentes à estrutura temática do Congresso, apresentadas de acordo com o estabelecido no capítulo V deste Regulamento; c) Deliberar sobre as propostas que definirão as diretrizes políticas de âmbito estadual e apreciar as propostas de âmbito nacional referentes ao tema do X CNP, na gestão 2019 a 2022; d) Eleger delegadas ao X Congresso Nacional da Psicologia (CNP); e) Deliberar sobre as moções apresentadas ao Congresso; f) Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao próximo mandato do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, gestão 2019 a 2022. A mesa diretora foi composta por: Beatriz Borges Brambilla (presidenta), Célia Zenaide da Silva (vicepresidenta), Ivani Francisco de Oliveira (primeira secretária) e Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas (segunda secretária). Este caderno foi organizado pela Diretoria do CRP SP e Mesa Diretora do COREP de São Paulo. Sua versão digital está disponível no sitio do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (www.crpsp.org.br).Item Caderno de Programação da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia(2012-09) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região; Conselho Federal de PsicologiaPSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS, ESTUDANTES E DEMAIS PARTICIPANTES DA 2ª MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS! É com grande alegria que apresentamos a todos a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, evento que marca de maneira especial a comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão. Nestes 50 anos, muitas foram as conquistas, avanços democráticos, ações e inserções da profissão em diversos setores da sociedade. Somos grandes! 216 mil profissionais cadastrados no Brasil, mais de 50 mil profissionais atuando no conjunto das políticas públicas, a exemplo do Sistema Único de Saúde, do Sistema Único de Assistência Social, educação, justiça, segurança públicas. São conquistas que se acentuaram nos doze anos que nos separam da realização da 1ª Mostra. Naquele momento, ano 2000, como evento inédito na Psicologia, a 1ª Mostra representou a possibilidade de expressão da prática profissional, aquela prática cotidiana, que recolhe da Psicologia o que ela tem de melhor e inova constantemente, para enfrentar o desafio de colocar a profissão a serviço da sociedade brasileira. Esta 2ª Mostra é novamente a possibilidade de expressão dessa prática profissional comprometida com a realidade brasileira. E ela se apresenta pujante, vigorosa. Podemos dizer que o universo da atividade psicológica se reúne nesta mostra. Durante estes três dias, vocês irão se deparar com um cenário virtuoso, que mostra uma profissão madura e fortalecida. Temos certeza de que este será um momento muito rico de intercâmbio de práticas profissionais diversificadas, que vão aproximar ainda mais a psicologia e a sociedade. Na organização do evento, tudo foi pensado para que vocês, psicólogas, psicólogos e estudantes, que são partes fundamentais do sucesso expressivo desta 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, participem e aproveitem ao máximo da riqueza do encontro desta profissão que é grande, diversificada e bonita! Psicólogos e psicólogas do Brasil inteiro estão ligados na 2ª Mostra, mas ela é só o começo das atividades que envolvem os 50 anos da psicologia. Para celebrar os avanços na categoria, o Sistema Conselhos de Psicologia elaborou uma agenda com diversas ações até julho de 2013. A agenda do cinquentenário inclui o lançamento de edições especiais dos 50 anos do Jornal do Federal e da Revista Ciência e Profissão, da coleção CREPOP de referências técnicas – 50 anos da psicologia, a realização do Prêmio Monográfico César Ades: Desafios para o Futuro da Profissão, o Festival do Minuto PSI, uma audiência pública no Senado Federal sobre ética e prática profissional: diversidade sexual e direitos humanos, entre outras atividades. Como podem ver, 2012 reflete, destacadamente, a agenda afirmativa do compromisso social da psicologia com a sociedade. E é preciso seguir em frente, pois ainda resta muito trabalho a fazer. Por todos esses contextos, a celebração merece este grande momento de emoção e reconhecimento. É com este espírito que a psicologia brasileira não apenas comemora este cinquentenário, mas se compromete publicamente a ampliar sua trajetória pela defesa da cidadania, dos direitos humanos e da democracia em prol do bem comum. Como diz o lema dos 50 anos, temos muito a comemorar, muito mais a fazer. Humberto C. Verona – presidente do CFP Carla Biancha Angelucci – presidente do CRP/SP Fernanda Magano – presidente da FENAPSIItem cadernos temáticos CRP SP / Psicologia do Esporte: Contribuições para a atuação profissional(2016) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 18º Caderno da série. O seu tema é “Psicologia do Esporte: contribuições para a atuação profissional”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item cadernos temáticos CRP SP / Psicologia e Educação: desafios da inclusão(2016) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 19º Caderno da série. O seu tema é “Psicologia e Educação: desafios da inclusão”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item cadernos temáticos CRP SP / Psicologia em emergências e desastres(2016) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 21º Caderno da série. O seu tema é “Psicologia em emergências e desastres”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item cadernos temáticos CRP SP / Psicologia na Assistência Social e o enfrentamento da desigualdade social(2016) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 17º Caderno da série. O seu tema é “Psicologia na Assistência Social e o enfrentamento da desigualdade social”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item cadernos temáticos CRP SP / Psicologia Organizacional e do Trabalho(2016) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 20º Caderno da série. O seu tema é “Psicologia Organizacional e do Trabalho”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital).Item Centros de Convivência e Cooperativa / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2015) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 15º Caderno da série. O seu tema é o Centros de Convivência e Cooperativa. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo, para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item cidadania ativa na prática: contribuições da psicologia e da animação sociocultural / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2007) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Regiãopercurso histórico da sociedade, além de produzir novas demandas às ciências que desenvolve, nos leva a ressignificar, permanentemente, aspectos dessa realidade que se transforma, transformando-nos a todos. A atribuição de sentido a esse processo de ressignificação é um campo próprio da Psicologia, que como ciência deve estar sempre aberta às novas demandas sociais e como profissão não pode deixar de ampliar seu conjunto de práticas, estratégias e objetos de intervenção. Atento aos novos desafios da realidade brasileira contemporânea e às conseqüentes inovações que surgem no exercício profissional dos psicólogos, o CRP-SP tem apoiado e promovido espaços de discussão, visando ao aprofundamento dessas questões e o compartilhamento de novos saberes e práticas, os quais atualizem e qualifiquem a ação dos profissionais da Psicologia no atendimento às necessidades emergentes da sociedade. (Continua na versão digital)Item Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para Psicologia / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SP(2014) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEste é o 14º Caderno da série. O seu tema é “Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para Psicologia”. Outras temáticas e debates ainda se unirão a este conjunto, trazendo para o espaço coletivo, informações, críticas e proposições sobre temas relevantes para a Psicologia e para a sociedade.(Continua na versão digital)Item Conversando sobre as perspectivas da educação inclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista(2019) Conselho Regional de Psicologia 6ª RegiãoPessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm sido motivo de investigação nas áreas de saúde, educação e assistência social. Com incidência aproximada de 1:200 nascimentos, de etiologia ainda questionável, tal transtorno foi estudado por Leo Kanner (1943), Asperger (1968) e Wing (1981), que descreveram as pessoas com TEA como aquelas que apresentam geralmente um grau de prejuízos no curso do desenvolvimento, dentro de um espectro composto pela tríade de déficits simultâneos e variáveis na interação, na ordem simbólica, social e comunicacional, características essas frequentemente acompanhadas de comportamentos repetitivos e estereotipados, expressos em quadros clínicos, dos tênues aos mais graves. As condições de desenvolvimento na esfera comunicacional apresentam um descompasso na linguagem expressiva, denotando por vezes falas mal compreendidas e/ou descontextualizadas, e também é comum ocorrer a ausência de fala. Já em relação à linguagem receptiva, os prejuízos se evidenciam na função interpretativa, que poderá ser literal diante das expressões de linguagem e das situações. Assim a área comunicacional interfere diretamente na aprendizagem da cultura escrita e na interação social dessas pessoas, que no ambiente escolar demandam atenção específica para que possam aprender e se desenvolver. Também estão presentes, em alguns casos, dificuldades para lidar com mudanças no ambiente, bem como a manifestação de pânico diante de sons e/ou ruídos fortes e a ausência do olhar para o rosto do interlocutor e a auto e/ou heteroagressividade .
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