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Navegando Livros por Autor "Conselho Federal de Psicologia"
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Item Ano da Avaliação Psicológica: Textos geradores(2011) Conselho Federal de PsicologiaOs Anos Temáticos vêm-se consolidando como momentos centrais para que a Psicologia discuta temas de importância para a profissão. Em 2006, debatemos nossa inserção na Saúde. Entre 2008 e 2009, discutimos nossa interface com a Educação. Entre 2009 e 2010, enfocamos a psicoterapia e, agora, entre 2011 e 2012, estamos propondo um debate sobre a avaliação psicológica, neste Ano da Avaliação Psicológica. Esperamos, com isso, mapear as necessidades para qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso. A decisão de realizar este ano temático foi da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia que reúne todos os Conselhos Regionais e os Conselhos Federais. A expectativa é envolver a categoria, em todas as regiões do Brasil, em reflexão sobre a avaliação psicológica como um processo complexo, no qual os Direitos Humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil. Os textos geradores que agora publicamos têm o intuito de contribuir com os debates que estão sendo realizados pelos Conselhos Regionais. Para facilitar a circulação de informações sobre as atividades, neste ano teremos um blog (http:// anotematico.cfp.org.br), alimentado pelo Sistema Conselhos, e no qual psicólogas e psicólogos poderão deixar comentários e questões. Desejamos a todos um bom trabalho! Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de PsicologiaItem Ano da Psicologia na Educação - Textos Geradores(2008-08) Conselho Federal de PsicologiaA psicologia está presente na educação de diversas formas, seja como disciplina ou como conteúdo de disciplinas, sendo inspiradora de propostas de formação humana, bem como área de aplicação. Há, portanto, saberes e práticas psicológicas que têm sido relevantes para a formação dos seres humanos mediante as suas necessidades que emergem nos diferentes espaços educacionais. Diante disso, o Sistema Conselhos de Psicologia decidiu, na Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de dezembro de 2007, que o ano de 2008 será dedicado à Educação. Essa escolha surgiu da necessidade de enfatizar a importante contribuição da Psicologia, enquanto ciência e profissão, na luta pela consolidação de uma educação para todos, respaldada nos princípios do compromisso social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade enquanto fundamento para uma efetiva inclusão social. A inserção dos psicólogos em diferentes espaços educacionais, a sua participação na construção das Políticas Públicas de Educação e de outras políticas intersetoriais, bem como a organização da categoria para atuar em movimentos de controle social, deve estar contemplada por esses princípios.(Continua na versão digital)Item Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão(2010) Conselho Federal de PsicologiaO Conselho Federal de Psicologia instituiu em 2003 o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) como uma de suas ações permanentes para qualificar os métodos e as técnicas empregados no processo de avaliação psicológica. Nesse processo reuniu um conjunto de profissionais da área que contribuíram com produções teóricas e metodológicas sobre essa prática privativa do psicólogo brasileiro. A Resolução CFP nº 002/2003, produto dos trabalhos da Comissão instaurada no período de 2002 a 2004, orientou as ações desenvolvidas na gestão de 2005 a 2007 e 2008 a 2010. Foi um marco no avanço da qualidade dos instrumentos utilizados na avaliação psicológica, bem como na construção de políticas comprometidas com o rigor científico e ético. Ao longo desses anos, os especialistas da área, membros da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia e consultores ad hoc estabeleceram interlocuções com profissionais que realizam avaliação psicológica em diversos contextos, os quais lhes possibilitaram acumular conhecimentos sobre seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos. A publicação deste documento expressa mais um dos investimentos assumidos pela categoria de psicólogos e reafirma o compromisso da Psicologia em garantir que os direitos humanos sejam respeitados. Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP)Item Caderno de Deliberações do 10º CNP(2019) Conselho Federal de PsicologiaO Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. Ele ocorre a cada três anos e é fruto de um amplo processo democrático, em que todas(os) as(os) psicólogas(os) podem contribuir para o projeto coletivo da profissão. Assim, o CNP tem o papel de promover a organização e a mobilização das(os) psicólogas(os) do país, possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão. Ele também define as políticas nacionais a serem implementadas pelos Conselhos de Psicologia na próxima gestão. E busca garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão aos mandatos dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia no triênio subsequenteItem Caderno de Deliberações do IX CNP(2016) Conselho Federal de PsicologiaRealizado a cada três anos, desde 1994, o Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Por meio de um amplo processo democrático, psicólogas (os) de todo o país são convidados a pensar num planejamento coletivo para a profissão, definindo as diretrizes que devem nortear a atuação do Sistema Conselhos e Psicologia para o triênio subsequente. A partir do tema principal – Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária – as discussões do 9º Congresso Nacional de Psicologia se dividiram em três eixos: 1) Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade; 2) Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos; e 3) Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.Item Caderno de Programação da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia(2012-09) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região; Conselho Federal de PsicologiaPSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS, ESTUDANTES E DEMAIS PARTICIPANTES DA 2ª MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA SEJAM TODOS MUITO BEM-VINDOS! É com grande alegria que apresentamos a todos a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, evento que marca de maneira especial a comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão. Nestes 50 anos, muitas foram as conquistas, avanços democráticos, ações e inserções da profissão em diversos setores da sociedade. Somos grandes! 216 mil profissionais cadastrados no Brasil, mais de 50 mil profissionais atuando no conjunto das políticas públicas, a exemplo do Sistema Único de Saúde, do Sistema Único de Assistência Social, educação, justiça, segurança públicas. São conquistas que se acentuaram nos doze anos que nos separam da realização da 1ª Mostra. Naquele momento, ano 2000, como evento inédito na Psicologia, a 1ª Mostra representou a possibilidade de expressão da prática profissional, aquela prática cotidiana, que recolhe da Psicologia o que ela tem de melhor e inova constantemente, para enfrentar o desafio de colocar a profissão a serviço da sociedade brasileira. Esta 2ª Mostra é novamente a possibilidade de expressão dessa prática profissional comprometida com a realidade brasileira. E ela se apresenta pujante, vigorosa. Podemos dizer que o universo da atividade psicológica se reúne nesta mostra. Durante estes três dias, vocês irão se deparar com um cenário virtuoso, que mostra uma profissão madura e fortalecida. Temos certeza de que este será um momento muito rico de intercâmbio de práticas profissionais diversificadas, que vão aproximar ainda mais a psicologia e a sociedade. Na organização do evento, tudo foi pensado para que vocês, psicólogas, psicólogos e estudantes, que são partes fundamentais do sucesso expressivo desta 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, participem e aproveitem ao máximo da riqueza do encontro desta profissão que é grande, diversificada e bonita! Psicólogos e psicólogas do Brasil inteiro estão ligados na 2ª Mostra, mas ela é só o começo das atividades que envolvem os 50 anos da psicologia. Para celebrar os avanços na categoria, o Sistema Conselhos de Psicologia elaborou uma agenda com diversas ações até julho de 2013. A agenda do cinquentenário inclui o lançamento de edições especiais dos 50 anos do Jornal do Federal e da Revista Ciência e Profissão, da coleção CREPOP de referências técnicas – 50 anos da psicologia, a realização do Prêmio Monográfico César Ades: Desafios para o Futuro da Profissão, o Festival do Minuto PSI, uma audiência pública no Senado Federal sobre ética e prática profissional: diversidade sexual e direitos humanos, entre outras atividades. Como podem ver, 2012 reflete, destacadamente, a agenda afirmativa do compromisso social da psicologia com a sociedade. E é preciso seguir em frente, pois ainda resta muito trabalho a fazer. Por todos esses contextos, a celebração merece este grande momento de emoção e reconhecimento. É com este espírito que a psicologia brasileira não apenas comemora este cinquentenário, mas se compromete publicamente a ampliar sua trajetória pela defesa da cidadania, dos direitos humanos e da democracia em prol do bem comum. Como diz o lema dos 50 anos, temos muito a comemorar, muito mais a fazer. Humberto C. Verona – presidente do CFP Carla Biancha Angelucci – presidente do CRP/SP Fernanda Magano – presidente da FENAPSIItem Educação Inclusiva: Experiências Profissionais em Psicologia(2009-09) Conselho Federal de PsicologiaO Conselho Federal de Psicologia incluiu, entre suas ações permanentes de gestão, a realização de Prêmios Profissionais, visando a divulgar experiências exitosas de profissionais de Psicologia, realizados individualmente ou em equipe. A publicação dos trabalhos premiados no Prêmio Profissional Educação Inclusiva: experiências profissionais em Psicologia é um convite à reflexão sobre a prática profissional dos psicólogos e seu compromisso com uma educação de qualidade. Em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, observam-se diversos entraves, desde questões conceituais e ideológicas e a insistência na hierarquização das capacidades até a falta de investimento na estrutura das escolas e na formação dos docentes, preparando-os para o trato com a diversidade e a singularidade da educação de alunos.(Continua na versão digital)Item A escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situação de violência e a rede de proteção(2010) Conselho Federal de PsicologiaNo presente seminário, nos reunimos para debater um tema que não é novo para a Psicologia, para os Conselhos de Psicologia e para os psicólogos. Refiro-me à violência contra crianças e adolescentes e ao papel da Rede de Proteção. Temos clareza de que a seriedade da questão exige da sociedade brasileira, e de todos os atores envolvidos, uma profunda discussão, como também a construção de alternativas que efetivamente garantam a proteção de crianças e adolescentes. Possuímos história e reconhecimento público na defesa dos direitos humanos e na construção de práticas profissionais comprometidas com o respeito à dignidade, à igualdade de direitos e à integridade do ser humano. Portanto, nossas preocupações e ações, no sentido de assegurar os direitos humanos de todas as pessoas, não são recentes. Especificamente quanto às questões relacionadas às crianças e aos adolescentes, temos tido uma postura de defesa intransigente da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Portanto, organizarmos este amplo evento com representantes de todos os Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil, da Rede de Justiça e Proteção, dos movimentos sociais e de outras categorias profissionais diretamente envolvidas é de fundamental importância(Continua na versão digital)Item MANUAL DE NEUROPSICOLOGIA(2023) Conselho Federal de PsicologiaA Neuropsicologia foi reconhecida como uma especialidade da Psicologia no ano de 2004, por meio da Resolução CFP n. º 002, atualizada pela Resolução CFP n.º 13/2007 (CFP, 2007) e n.º 23/2022 (CFP, 2022). Considerando os 19 anos de reconhecimento da Neuropsicologia, como uma prática psicológica, e os 60 anos de regulamentação da Psicologia, o Conselho Federal de Psicologia lança o Manual “Neuropsicologia: Ciência e Profissão”. Com a publicação, espera-se fomentar o debate sobre as práticas consolidadas dentro deste campo do saber, bem como construir espaços de orientações que subsidiem os processos de avaliação e de intervenção que caracterizam o trabalho da(o) neuropsicóloga(o).Item Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola Relatório Final(2018) Conselho Federal de PsicologiaA Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola, desenvolvida entre os anos 2013 e 2015, representa uma relevante contribuição da Psicologia para pensarmos os fenômenos dos preconceitos e da violência no contexto escolar brasileiro. Partindo da preocupação com esses fenômenos, da constatação de que sua presença nas relações escolares demanda de docentes e gestores compreensão e saberes para construir estratégias de enfrentamento, o FENPB, por meio de suas entidades voltadas à Educação e à profissão – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) –, apresentou ao Ministério da Educação (MEC) a proposta de pesquisa que se apresenta nesta publicação, que foi desenvolvida em parceria com dez universidades federais brasileiras.Item Prêmio Profissional Avaliação Psicológica direcionada a pessoas com deficiência(2019) Conselho Federal de PsicologiaA avaliação psicológica é uma atividade amplamente realizada pelos profissionais da psicologia e consiste em uma coleta e interpretação de dados a respeito do paciente. Esses dados são obtidos por meio de técnicas e procedimentos cientificamente reconhecidos, tais como entrevista, análise de documentos, observação de comportamento, testes psicológicos, dentre outros. Após a coleta dos dados por meio desses instrumentos, cabe ao psicólogo integrar as informações, interpretando-as à luz de um referencial teórico, que permitirá elaborar uma descrição das características do sujeito avaliado (CFP, 2013). Dada a importância da avaliação psicológica para a atuação profissional do psicólogo em diferentes contextos, os cursos de graduação em Psicologia oferecem disciplinas para a formação básica do estudante. Nessas disciplinas, os estudantes são apresentados a diversas técnicas e procedimentos de coleta de dados, mas também são estimulados a desenvolver a capacidade de compreender o indivíduo de maneira mais ampla e atuar dentro dos princípios éticos que regem a profissão (NUNES et al., 2012).Item UMA PROFISSÃO DE MUITAS E DIFERENTES MULHERES Resultado preliminar da pesquisa 2012(2012-02) Conselho Federal de PsicologiaA partir da constatação de haver uma enorme maioria de mulheres na composição do quadro de profissionais de Psicologia, de cerca de 90%, o Conselho Federal de Psicologia encomendou uma pesquisa de abrangência nacional, para avaliar aspectos quantitativos e qualitativos de dimensões que possam contribuir para a compreensão da influência feminina sobre o exercício profissional. O objetivo da pesquisa é investigar as formas de pensar e viver das profissionais psicólogas, suas concepções sobre profissão, gênero e trabalho, além de sua condição como mulheres trabalhadoras. A pesquisa deu sequência à série de estudos que se realizam sobre a profissão há várias décadas. Além disso, serviu para dar início a um novo olhar nas pesquisas sobre a profissão, majoritariamente feminina.Item Profissão Psicólogo, Legislação e resoluções para prática profissional - Código de Processamento disciplinar - COMENTADO(2008-11) Conselho Federal de PsicologiaEsta publicação é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, resultante do Encontro das Comissões de Ética dos Conselhos Regionais de Psicologia com a Comissão de Orientação e Ética do Conselho Federal de Psicologia que aconteceu em Brasília, nos dias 26 e 27 de outubro de 2007.Item PSICOLOGIA & INFORMÁTICA Produções do III PSICOINFO e II JORNADA do NPPI(2006) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Conselho Federal de PsicologiaComo a área de psicologia e informática tem progredido e se desenvolvido no Brasil? Como os psicólogos estão utilizando a informática para prestar serviços e compreender as mudanças que acontecem em nossa sociedade? Quais são os impactos que a tecnologia tem causado na vida das pessoas? Como a psicologia pode ajudar a informática em suas produções? Essas questões são tratadas nesse livro sobre as produções do III PsicoInfo e II Jornada do NPPI que reúne textos de vários autores baseados nas suas apresentações nesse evento. O objetivo é demostrar que a união da psicologia e informática pode produzir trabalhos importantes e relevantes para a ciência, reflexão e prática profissional bem como estimular os profissionais e pesquisadores de ambas as áreas a dar continuidade e melhor desenvolvimento à área.Item Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea(2010) Conselho Federal de PsicologiaHistória, a Economia, a Sociologia e também para a Psicologia. Do ponto de vista das teorias organizacionais, a Psicologia conhece esse campo há muito e desde o início do século XX, pelo menos, pesquisa e produz conhecimento sobre o assunto. Entretanto, sobre questões específicas, como a saúde do trabalhador, as relações sindicais, as formas solidárias de trabalho, o sofrimento causado pelo desemprego, podemos dizer que avançamos pouco. Essas demandas são recentes e ainda carecem de maior sistematização. Hoje já são muitos os psicólogos e pesquisadores que trabalham com esse campo específico. Em parte, a elaboração de políticas públicas de atenção ao trabalhador, como os Centros em Referência de Saúde do Trabalhador, e ações sindicais pautadas por uma política que vai além das reivindicações de cunho econômico, criaram funções que são exercidas por psicólogos. As demandas concretas estimulam os pesquisadores e, com isso, são muitos os que produzem referências para essas ações. Em função desse quadro, é urgente a organização e a sistematização do conhecimento produzido. Isso motivou o Sistema Conselhos de Psicologia a realizar o Seminário Nacional Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea. Esta publicação traz a reprodução das falas dos palestrantes que estiveram presentes ao seminário. Com ela, convidamos psicólogos que trabalham na área, trabalhadores e estudantes para uma discussão crítica sobre tal produção e os caminhos que devemos seguir para reorganizar esse campo. Humberto Verona Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP)Item Psicologia Escolar: Que Fazer é Esse?(2016) Conselho Federal de PsicologiaO que faz alguém escolher se dedicar à Psicologia Escolar? Que sonho está embutido nesta escolha? Que fazer será este? Quais são os principais desafios desse percurso? Será possível encontrar o sucesso? Mas o que é mesmo sucesso? Este campo de atuação profissional estaria configurado? O fato é que nos últimos anos a Psicologia passou a ser uma das profissões mais escolhidas nos processos seletivos para os cursos superiores. O número de instituições de ensino com oferta de cursos de Psicologia igualmente se ampliou. Mas a formação voltada para a área da Psicologia Escolar e Educacional não ocupa, infelizmente, lugar de destaque entre os diversos conteúdos que são previstos nas grades curriculares. Muitos destes cursos assumem a opção de ênfase nos processo educativos sem, contudo, conduzir a formação e a prática voltadas para esta área, e o argumento que surge na maioria das vezes se relaciona à escassez do campo de trabalho na educação.Item PSICOLOGIA ESCOLAR: que fazer é esse?(2016-09) Conselho Federal de PsicologiaO que faz alguém escolher se dedicar à Psicologia Escolar? Que sonho está embutido nesta escolha? Que fazer será este? Quais são os principais desafios desse percurso? Será possível encontrar o sucesso? Mas o que é mesmo sucesso? Este campo de atuação profissional estaria configurado? O fato é que nos últimos anos a Psicologia passou a ser uma das profissões mais escolhidas nos processos seletivos para os cursos superiores. O número de instituições de ensino com oferta de cursos de Psicologia igualmente se ampliou. Mas a formação voltada para a área da Psicologia Escolar e Educacional não ocupa, infelizmente, lugar de destaque entre os diversos conteúdos que são previstos nas grades curriculares. Muitos destes cursos assumem a opção de ênfase nos processo educativos sem, contudo, conduzir a formação e a prática voltadas para esta área, e o argumento que surge na maioria das vezes se relaciona à escassez do campo de trabalho na educação. (Continua na versão digital)Item Quem é a Psicóloga brasileira? Mulher, Psicologia e Trabalho(2013-05) Conselho Federal de PsicologiaAfinal, como é a relação entre as psicólogas e a Psicologia? Esse é um tema tão importante que mereceu um livro. Por isso, esta publicação é inteiramente dedicada a elas, como uma forma de reconhecimento na construção da profissão. Para buscar a resposta, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Instituto ETHOS, desenvolveu uma pesquisa quantitativa sobre o tema, que ouviu 1.331 psicólogas de todo Brasil. Um dos principais resultados obtidos, se não o mais destacado, é que, dos 232 mil profissionais em exercício, 88% são mulheres. Devemos estar atentos a essa informação, principalmente porque ela simboliza e destaca o protagonismo feminino de uma nação composta por aproximadamente 97 milhões de mulheres (IBGE/2012), que correspondem a mais da metade da população brasileira. É preciso enxergar a contribuição da Psicologia, uma vez que essa maioria também se reflete na profissão.. Questões assim motivaram o Conselho Federal de Psicologia a realizar a pesquisa Quem é a psicóloga brasileira?. (Continua na versão digital)Item Quem faz a psicologia brasileira? : um olhar sobre o presente para construir o futuro : formação e inserção no mundo do trabalho : volume I(2022) Conselho Federal de PsicologiaA realização do CensoPsi foi um compromisso assumido pela atual gestão do XVIII Plenário, prevista na plataforma da chapa e no nosso planejamento estratégico. Ele se insere nos marcos comemorativos dos 60 anos de regulamentação da nossa profissão e, assim, oferece mais do que simples dados, reflexões cruciais para compreender a nossa trajetória histórica, a nossa configuração presente como base para pensarmos o nosso futuro.Item Quem faz a psicologia brasileira? : um olhar sobre o presente para construir o futuro : formação e inserção no mundo do trabalho : volume II(2022) Conselho Federal de PsicologiaA realização do CensoPsi foi um compromisso assumido pela atual gestão do XVIII Plenário, estando prevista na plataforma da chapa e no nosso planejamento estratégico. Ele se insere nos marcos comemorativos dos 60 anos de regulamentação da nossa profissão e, assim, oferece mais do que simples dados, reflexões cruciais para compreender a nossa trajetória histórica, a nossa configuração presente como base para pensarmos o nosso futuro.