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Item 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL(2012-03-10) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoObjetivo: Promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. CONFERÊNCIA LIVRE DIA: 10 DE MARÇO DE 2012 HORÁRIO: 8H30 AS 17H LOCAL: AUDITÓRIO DO CRP SP RUA ARRUDA ALVIM, 8 9 - JD. AMÉRICA SÃO PAULO, SP.Item 2º Seminário Estadual de Psicologia em Situações de Emergências e Desastres: contribuições para as políticas públicas na redução de riscos e desastres(CRP SP, 2015-10-15) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEm comemoração à Semana Nacional de Redução de Desastres no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6 ª Região, por meio do Núcleo sobre Emergências e Desastres, apresenta o 2º Seminário Estadual sobre Psicologia em Situações de Emergências e Desastres, cujo tema é “Contribuições para as políticas públicas na redução de riscos e desastres”. O objetivo deste encontro é propiciar um debate amplo sobre as políticas públicas voltadas para a redução dos riscos e desastres e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que são eventual ou continuamente afetadas por esses eventos adversos grandes ou pequenos, que requerem respostas emergenciais para não se tornarem desastres. O evento pretende congregar diversos atores envolvidos com a temática das emergências e desastres, como pesquisadores, profissionais que atuam na área, pessoas afetadas pelos impactos dos desastres, muitas vezes potencializados pela falta de gestão dos riscos ou de políticas públicas eficientes para eliminar ou minimizar seus impactos. Espera-se contribuir com psicologia enquanto ciência e profissão, em intercâmbio com outros conhecimentos científicos ou populares, para sensibilização dos gestores, fortalecimento de pesquisas acadêmicas relacionadas a esta área e especialmente a mobilização social das comunidades para uma cultura da prevenção de riscos. Este seminário é voltado para psicólogos, estudantes, pesquisadores, gestores e profissionais de defesa civil, saúde, assistência social e de outras áreas correlatas, movimentos sociais e outras pessoas interessadas na prevenção de riscos, na preparação para seu enfrentamento, na assistência nas respostas e na reconstrução dos projetos de vida das pessoas e das comunidades afetas.Item 3º Seminário Estadual sobre Psicologia e Assistência Social em São Paulo: 10 ANOS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA PSICOLOGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL(CRP SP, 2015-03-20) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoOs 10 anos de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como modelo de organização da Política Nacional de Assistência Social são um marco a ser reconhecido e requer uma avaliação crítica e coletiva sobre contribuições e desafios da psicologia como ciência e profissão para a efetivação de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e a garantia de direitos na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária. As contribuições políticas, éticas e técnicas da psicologia para a assistência social tiveram de se ampliar, diversificar e renovar simultaneamente com a maior cobertura de populações e as novas exigências e formas do trabalho social a serem organizadas e ofertadas. Restam antigos e emergiram novos desafios a serem enfrentados e superados por trabalhadoras(es), pessoas usuárias, conselheiras(os), gestoras(es), pesquisadoras(es) e movimentos sociais, como o protagonismo e a participação das pessoas usuárias; a gestão colegiada; a qualidade dos serviços a serem prestados e as condições de trabalho para tanto; a educação permanente; o controle social efetivo; a resolutividade dos atendimentos e dos acompanhamentos; a superação de assistencialismos, trocas de favores, primeiro-damismos e outros desvios do caráter público da política de assistência social; a fragilidade dos instrumentos legais e das fontes de financiamento insuficientes; bem como, sobretudo, a visão hegemonicamente moralista sobre as desigualdades sociais. O 3º Seminário Estadual sobre Psicologia e Assistência Social em São Paulo reunirá diversos atores da política da assistência social, em oficinas, painel e conferência acadêmica, para realizarmos em conjunto uma avaliação qualificada sobre a trajetória percorrida, promovermos intercâmbios e debates para enfrentamento de problemas práticos e cotidianos nos serviços e construção de propostas para reafirmação, redirecionamento ou renovação dos objetivos e dos caminhos da assistência social e da presença da psicologia nessa política pública.Item 6º ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DANOS.(CRP SP, 2013-12-05) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoO encontro terá como tema ‘Raça, Gênero e Redução de Danos’, e para a mesa de debates estamos confirmando a participação de Emiliano David, do Instituto AMMA Psique e Negritude; de Eduardo Ribeiro, da Iniciativa Negra Por uma Nova Política de Drogas; de uma representante do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania e mais uma debatedora sobre a questão de gênero e redução de danos.Item Atuação de psicólogas(os) nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS AD do estado de São Paulo(2015) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoOs dados apresentados são referentes à pesquisa realizada pelo Centro de Referências em Psicologia e Politicas Públicas (CREPOP), que visa dar um panorama da atuação dos profissionais de psicologia pautados a partir do Documento de referências técnicas para a atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de álcool e outras drogas, com um escopo nos profissionais que atuam nos CAPS AD do Estado de São Paulo.Item AUDIÊNCIA PÚBLICA(2012-05-30) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoJudicializar e Patologizar são transformar questões de ordem social, educacional, política, afetiva em "doenças individuais". Nesse processo, que gera sofrimento psíquico, a criança ou adolescente são responsabilizados pelos problemas decorrentes, enquanto governos, autoridades e profissionais são eximidos de suas responsabilidades. Esta Audiência Pública é uma oportunidade para reflexão conjunta, na busca de novas possibilidades, outros olhares para os problemas na área da educação e saúde. Respeitando-se as diferenças e buscando novas soluções para antigos problemas, E convidamos a todos à contribuir com esse debate.Item Conferências de Saúde(2015-11) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoMaterial Promocional - Faixa - Conferências da Saúde - PSICOLOGIA PELOS DIREITOS E CUIDADOS DA POPULAÇÃOItem CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. Psicólogos Atuantes na Atenção Básica de Saúde(CRP SP, 2008-12-02) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região / São José do Rio PretoApresentação do CREPOP. Convite para palestra sobre a atuação do CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas e os psicólogos dos Serviços de Saúde na Atenção Básica.Item CREPOP - CRAS(CRP SP, 2010) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região / Subsede São José do Rio PretoConvite aos psicólogos para Oficina do Planejamento Estratégico para o Exercício de 2010 da Subsede do CRP/06 de São José do Rio Preto.Item CREPOP - Pesquisa : Política Nacional de Inclusão da população em situação de rua(CRP SP, 2012-07) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região / Baixada Santista e Vale do Ribeira.Fotos do eventoItem CUIDADO HUMANIZADO E RESPEITO Á DIVERSIDADE SÃO DIREITOS DA POPULAÇÃO!(2018-02) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoMaterial Promocional - Faixa - Cuidado Humanizado e Respeito à Diversidade são direitos da população!Item Democracia e Subjetividade: a produção social dos sujeitos democráticos.(2007-11-22) Conselho Federal de Psicologia; Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoO evento Democracia e Subjetividade aconteceu em Belo Horizonte-MG, entre os 22 e 23 de novembro.Item Diferença e Violência de gênero - CREPOP(CRP SP, 2008-10-01) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região / Subsede CampinasO Conselho Regional de Psicologia (CRP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção à mulher em situação de Violência, produzido a partir da metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), este documento busca construir referência sólida para a atuação da Psicologia na área.Item DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PSICOLOGIA EM DIÁLOGO COM SABERES TRADICIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE(CRP SP, 2013-02-16) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoO evento aqui proposto situa-se na primeira etapa de participação da categoria, a de Eventos Preparatórios, que têm por objetivo criar espaços para a proposição temática, ou seja, para a elaboração de propostas a serem encaminhadas aos Pré-Congressos. O tema que nos reúne nesse evento é: “Diversidade epistemológica da Psicologia em diálogo com Saberes Tradicionais e Políticas Públicas de Atenção Integral à Saúde”. Ao abordar as políticas públicas de atenção integral à saúde, o presente evento situa-se no Eixo Três do VIII CNP: “Ampliação da Participação da Psicologia e Sociedade nas Políticas Públicas”.Item Educação inclusiva: direitos humanos na escola!(2008) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoCampanha Nacional das Comissões de Direitos Humanos dos Conselhos de Psicologia. Por uma escola-mundo onde caibam todos os mundos.Item Encontro Estadual - O Sistema Socioeducativo Paulista em debate(CRP SP, 2016-07-13) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoPara comemorar o aniversario de 26 anos do Estatuto da Criança e Adolescente, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06 e o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS/SP) apresentam o resultado de uma ação conjunta a partir de visitas de fiscalização e levantamento de dados do sistema socioeducativo do estado de SP com foco nas instituições de privação de liberdade de adolescentes. O encontro estadual ocorrerá no dia 13 de julho de 2016, às 13h30, com o seguinte tema: O Sistema Socioeducativo Paulista em debate. A ação conjunta foi prevista considerando o trabalho interdisciplinar desenvolvido no cotidiano das instituições em que as equipes profissionais são constituídas, principalmente, por assistentes sociais e psicólogas/os. Neste encontro estadual a metodologia refletida no diálogo entre as profissões e convidados/as será à roda de conversa, para proporcionar diálogo horizontal entre os/as participantes. O objetivo é por em cena os adolescentes e profissionais do sistema socioeducativo a fim de discutirem juntos os direitos das crianças e adolescentes paulistas. Como Roda de Conversa, todos terão voz e vez no encontro.Item Evento: SUAS - Sistema Único de Assistência Social, Avanços e Desafios.(CRP SP, 2007-08-16) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região / CampinasItem I Encontro Estadual de Centros de Convivência: a delicada arte de produzir encontros(2011-09-23) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região / Campinas"I ENCONTRO ESTADUAL DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA: a delicada arte de produzir encontros" O evento acontece em Campinas, no dia 23 de setembro de 2011, realizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde/Campinas e o Conselho Regional de Psicologia/SP, com apoio do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e da CATI/Campinas. Apresentação: A partir de 2001, com a promulgação da Lei 10216, uma série de transformações na assistência em Saúde Mental está em curso no País. Houve uma ampliação significativa dos números de CAPS, de Residências Terapêuticas, e as formas de cuidar dos sujeitos adoecidos psiquicamente têm se transformado no cotidiano. O cuidado em liberdade, a inclusão social, a autonomia vão permeando as ações e os serviços da rede substitutiva de atenção em Saúde Mental. Os Centros de Convivência são dispositivos fundamentais integrantes dessa rede. No Estado de São Paulo temos hoje 35 Centros concentrados em cinco municípios apenas: 21 na cidade de São Paulo, 11 em Campinas, 1 em Embu das Artes, 1 em Mogi das Cruzes e Taboão da Serra. Da riqueza dessa experiência ímpar de inclusão social por meio do encontro das diferenças, surge a necessidade de realizar um encontro para discutir e problematizar o que são os Centros de Convivência e que lugar têm de fato ocupado na rede substitutiva. De que forma contribuem para a desinstitucionalização e a desconstrução do modelo e das práticas manicomiais? Como estão constituídas as experiências de Economia Solidária nesses locais? Qual a construção possível com a rede intersetorial? Há muito a ser contado, mostrado, pensado, refletido… Muita delicadeza construída no cotidiano entre trabalhadores e usuários, que passa por trocas de todos os tipos, desvios singelos, sutis a tudo que estigmatiza, amordaça, paralisa, num local onde a consigna não é a doença, o que falta, mas, sim, a potência, o saudável, o criativo, o movimento, a vida…, que, apesar de tudo, ainda pode ser bonita! Práticas que respondem de maneira contra-hegemônica à patologização de toda forma de sofrimento e solidão, por meio de linhas, tecidos, miçangas, dança, teatro; medicaliza-se menos; respostas mais solidárias às mazelas da violência e do desemprego são alinhavadas em praças e bairros; as dores de corpos e almas ganham nova tradução com movimentos, cores, fitas, música, baile; temperos especiais são os ingredientes das oficinas de culinária que dão novos sabores a bolos, pastéis e a vida de todas e todos que adentram os seus espaços (site do CRP/SP). Seja bem vindo! Vamos juntos refletir e celebrar a práxis Antimanicomial!Item I ENEI - ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES INDÍGENAS - METAS E DESAFIOS NO CAMINHO DO ENSINO SUPERIOR.(2013-09-02) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará entre os dias 02 e 06 de setembro o 1º Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI). O evento é organizado pelo Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI) e Coordenadoria de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidades (CAAPE). O encontro, cujo tema é “Metas e Desafios no Caminho do Ensino Superior”, tem como objetivo discutir as questões que envolvem a formação dos indígenas no ensino superior, como as políticas de isenção dos povos indígenas nas universidades por meio dos programas de ações afirmativas; debater o modelo da educação escolar indígena, bem como a diferença em relação ao modelo tradicional educacional; o movimento indígena no país e suas contribuições para a sua formação, entre outros. Na programação do Encontro estarão presentes representantes de diversas etnias indígenas e estudiosos da área que apresentarão palestras, mesas redondas, trabalhos, atividades culturais, exposições fotográficas e artesanais, de modo a fornecer maior interatividade e entendimento na relação da cultura do movimento indígena nacional no ensino superior. ESTUDANTES INDÍGENAS – Atualmente, a UFSCar tem 77 estudantes indígenas de diversas etnias em todos os cursos de sua grade educacional. A universidade, por meio do Vestibular Indígena, ingressa um estudante indígena por curso ao ano, oferecendo bolsa moradia, alimentação e atividade através da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidades (CAAPE).Item I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE POLITICAS PÚBLICAS(2011-04-08) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoCompromisso com a Gestão Pública O I Seminário Regional de Políticas Públicas teve, entre seus objetivos, a formulação de propostas para os gestores de áreas nas quais os psicólogos atuam Nos dias 8 e 9 de abril o CRP SP realizou, por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas de São Paulo (CREPOP/SP), o I Seminário Regional de Políticas Públicas. Com a presença de mais de 120 participantes, o evento teve entre seus objetivos delinear o papel das políticas públicas no Brasil; debater a atuação dos psicólogos nesse âmbito; formular propostas qualificadas para os gestores e, ainda, identificar interfaces e sinergias que podem ser aproveitadas na aplicação dessas políticas em áreas como Educação, Saúde, Assistência Social e Sistema Prisional. O evento teve entre os convidados o cientista social Rudá Ricci, que traçou um quadro geral sobre as políticas públicas no Brasil e o conselheiro do CRP SP, Cássio Rogério Lemos de Figueiredo, que detalhou princípios e a estrutura de funcionamento de algumas dessas políticas e os desafios e oportunidades por elas colocados. Entre outros aspectos, Cássio Figueiredo destacou o fato de que várias dessas políticas podem estar dirigidas para um mesmo grupo social (por exemplo, as políticas de Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes voltadas para crianças e adolescentes), o que favorece a busca de soluções intersetoriais. A atuação dos participantes foi dividida em três etapas. Na primeira foram formados grupos sobre temáticas específicas, reunindo profissionais com vivências nessas áreas. Na segunda, profissionais de áreas diversas eram estimulados a descobrir possibilidades de interação entre elas. A plenária final permitiu apresentar um resumo das discussões e propostas que foram sintetizadas em um documento final com sete pontos (veja nesta página). O documento foi amplamente divulgado durante a realização do VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (VII Conpsi), em Salvador. "A realização de seminários regionais de Políticas Públicas é uma recomendação do CFP, tendo como objetivo alcançar uma articulação melhor em torno desses tópicos", afirmou a presidente do CRP SP, Carla Biancha Angelucci. Segundo ela, há uma preocupação em dar mais visibilidade ao trabalho do CREPOP, destacando não apenas as pesquisas e os documentos de referência - que falam mais diretamente aos psicólogos -, mas também as propostas, construídas a partir das pesquisas, que podem orientar os gestores. Para isso várias iniciativas estão em andamento, entre elas a criação de banners, a serem exibidos nas subsedes, mostrando como o CREPOP atua e outros contendo sínteses das referências criadas por meio das pesquisas da entidade.OS PONTOS DO DOCUMENTO Valorização do profissional Esta demanda surgiu do grupo que discutiu a política de Assistência Social, no entanto se refletiu de alguma forma nos demais grupos. Sugere-se que sejam identificadas práticas regionais interessantes, inovadoras e com uma postura crítica da inserção do psicólogo(a) para valorizar a atuação profissional, demonstrando ação diferencial do(a) psicólogo(a) nas áreas em que atua. No caso específico da Educação houve uma demanda por criar legitimidade da atuação do(a) psicólogo(a) nesta área; Formação para atuação em políticas públicas Diálogo com as universidades para inclusão deste aspecto nos currículos de psicologia e também a promoção de formação continuada e debate contínuo para atualização dos profissionais atuantes juntamente com seus pares de outras áreas (assistentes sociais, pedagogos, advogados, médicos, etc.); Contribuição qualificada para a gestão Inserir cada vez mais com debate qualificado e propositivo, a categoria nos órgãos de gestão pública, seja nos Conselhos ou outras instâncias onde são pensadas, articuladas e elaboradas as políticas públicas; Validação de atribuições Posicionamento do Sistema Conselhos em relação à caracterização e validação das atribuições do(a) psicólogo(a) em cada uma das áreas em que atua no sentido de como responder às demandas indevidas recebidas no dia a dia de trabalho, como, por exemplo, algumas demandas do judiciário para os(as) psicólogos(as) que atuam no CRAS; Garantia de direitos Ampliar o debate e construir respostas qualificadas e efetivas no entendimento e oposição a judicialização e medicalização como tendências muito fortes no tratamento das demandas por Saúde, Educação, Justiça, em última instância os Direitos Humanos nos serviços públicos, focando a garantia do atendimento à população, promovendo a Saúde e garantindo o direito à diversidade; Condições de Trabalho Estabelecer parceria com Sindicato dos Psicólogos, repassando a estes as demandas que se referem às condições de trabalho dos(as) psicólogos(as), identificadas a partir das pesquisas realizadas pelo CREPOP; Atuação nas Conferências Nacionais Participar nas Conferências Nacionais que estão programadas para acontecer nas diferentes áreas.
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