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Navegando Livros por Autor "Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região"
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Item 35 Anos de Comunicação e Desafios(2016) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoApresentação Reconhecer a história: uma exigência para seguir fazendo a história. Essa perspectiva tem sustentado, há muitos anos, o Projeto História e Memória da Psicologia do CRP SP. Revisitar a trajetória da ciência e da profissão é fundamental para identificar os desafios que se apresentam hoje para a Psicologia e para definir estratégias de ação a fim de projetar seus novos rumos. Ao fazermos essas análises, estamos sempre olhando também para a sociedade, para o campo em que nossos saberes e fazeres se inserem. Campo que contextualiza nossa prática, que oferta possibilidades, que demanda respostas. Com esse compromisso, o CRP SP, no ano em que o jornal da entidade completa 35 anos, entrega esse catálogo para a categoria. Ele sintetiza 35 anos de comunicação do Conselho. Comunicação por meio da qual foi se desenhando também um projeto de profissão. As matérias produzidas revelam temáticas de interesse da Psicologia a cada momento, espaços de inserção profissional, perspectivas de enfrentamento dos desafios presentes em cada tempo. Revelam o modo como o CRP SP produziu referências para a profissão e marcou seu espaço na sociedade. O catálogo constitui um importante material de referência sobre o papel do CRP SP na história da profissão no estado de São Paulo. As ideias, projetos e diretrizes comunicadas são fragmentos de um longo caminho que seguimos percorrendo, na direção de uma Psicologia comprometida com as necessidades que a cada momento se apresentam para a vida digna do nosso povo, finalidade última e sentido ético de nosso fazer profissional. XIV Plenário do CRP SP Gestão 2013-2016Item Prática e Paixão : MEMÓRIAS E MAPAS NO TRABALHO COM A MENOR-IDADE(1992) Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª RegiãoEm 1989, como resultado de um feliz encontro entre a Gestão Palavra Aberta II no Conselho Regional de Psicologia (CRP-06) e psicólogos com diferentes experiências nas instituições de atenção à "menoridade", constitui-se um grupo de trabalho sobre esse tema: a Comissão de Menoridade. O que nos unia era uma implicação c om essa prática que, no interior daquelas instituições, já nós levava a problematizar permanentemente nossos fazeres na direção de produzir o que chamávamos, então, de "desmenorização". Isto é, u m processo de desmonte das práticas sociais de objetificação, controle e captura das crianças, jovens e trabalhadores desse campo dito "a menoridade". Chamávamos "menorização" a esse processo social ativo que recorta do campo da infânciajuventude uma parcela a ser reconhecida como "menor", e que é administrada pelos aparatos estatais de controle, desde a polícia até as instituições de guarda, naturalizando sob a égide da "assistência e tutela" um regime de relações predominantemente de dominação, apropriação e violência ( Continua na versão digital)