Patologização e medicalização das vidas: reconhecimento e enfrentamento - parte 3
Área
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALProcesso
Processos de Orientação e AconselhamentoDate
2019Author
Conselho Regional de Psicologia 6ª Região
Metadata
Show full item recordAbstract
Temática fundamental que merece reflexão e
construção de ações de enfrentamento tanto
nos aspectos ligados diretamente à Educação,
quanto à vida das pessoas.
O CRP SP tem essa diretriz fruto de deliberações de nossos COREPs e CNPs, há várias
gestões e o presente Caderno Temático traz à
categoria e à sociedade debates, palestras e
conferências que o Conselho organizou, apoiou
ou foi parceiro, na gestão 2016 a 2019.
Entendendo a medicalização/patologização da educação e da vida como um processo/
atitude que transforma, artificialmente, questões não médicas em médicas, com aspectos
da vida - de diferentes ordens - sendo transformados em “doenças”, “transtornos”, “distúrbios”; questões coletivas olhadas como individuais; e problemas sociais e políticos, tornados
biológicos; e, tendo como uma das consequências, a manutenção da des-responsabilização
de pessoas, instituições e governos por esta
situação de sofrimento, discriminação e exclusão – reafirma-se a necessidade do Conselho
atuar na temática
Collections
- Livros [60]