PÁGINA TEMÁTICA: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Área
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALProcesso
Processos de ComunicaçãoDate
2007Author
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
Metadata
Show full item recordAbstract
Este conteúdo refere-se às publicações do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação do CRP-SP. Para guardar a memória de atuação deste Grupo de Trabalho, foi gerado um documento contínuo em formato PDF de todas a publicações geradas e com alguns links válidos.
TEXTO DE APRESENTAÇÃO DA PÁGINA DO GRUPO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:
A análise e a crítica da Psicologia Escolar/Educacional permanecem na pauta das atividades do
CRP/SP há 30 anos, desde que enfrenta a discussão sobre o modelo (médico) de atuação do
psicólogo escolar/educacional, defende o psicólogo como profissional da educação e luta pela
democratização da sociedade e da escola. Buscamos, desde então, refletir sobre o compromisso
científico, histórico e social dessa área.
É nesta perspectiva que a Comissão de Psicologia e Educação constituída na atual gestão do CRP
SP (2007-2010) iniciou seus trabalhos. Originou-se do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação
constituído na gestão anterior (2004-2007), que se organizou basicamente para a realização das
duas Mostras Estaduais de Práticas de Psicologia em Educação e Encontro de Psicólogos da Área
da Educação. As Mostras revelaram-se, especialmente, produtivas quanto às discussões de áreas
ainda pouco exploradas na formação dos psicólogos, e mesmo nas discussões sobre práticas
profissionais já constituídas, indicando a necessidade de aprofundamento da categoria para a
construção de novas referências. Estas áreas indicam novos e necessários contratos da Psicologia
com as demandas sociais atuais, especialmente na atuação de psicólogos em Fóruns e Conselhos
de Educação e de defesa da criança e do adolescente, além das práticas em psicologia da
educação em contextos de saúde, cultura e assistência social.