A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem
Área
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALProcesso
Processos de ComunicaçãoDate
2009Vídeo
https://www.youtube.com/embed/Dar86zYdCncAuthor
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
Metadata
Show full item recordAbstract
Foi a partir das demandas da Educação que a Psicologia se desenvolveu; e foi na Psicologia que a Educação fundamentou suas atividades.
As escolas foram organizadas e reorganizadas em toda sua estrutura ao longo deste processo, sempre refletindo as concepções vigentes em cada época.
Das primeiras carteiras escolares, fixas no chão, com um único professor à frente em um tablado para o formato escolar atual, com educação inclusiva, computador, há uma longa e complexa história.
Os primeiros professores concebiam que as dificuldades de aprendizagem eram só do aluno, portanto, a escola e a sociedade eram isentas de culpa. Depois, o aluno deixou de ser problema e a responsabilidade recaiu na escola.
Até que professor e escola passaram a ser vistos como parte de um todo, e a sociedade, esta sim, a principal responsável pelo não aprendizado dos alunos.
Pode-se concluir, portanto, que a Psicologia Educacional/Escolar se desenvolveu a partir do Brasil colonial, considerando o contexto histórico e social e as concepções de cada época
Collections
- Vídeos [37]