Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região2017-09-142017-09-142008978-85-60405-10-7https://cedoc.crpsp.org.br//1/653Ao fazermos uma retrospectiva histórica, verificamos que a Psicologia nasce no Brasil no interior da Educação. As primeiras escolas normais tiveram a Psicologia em seus currículos e receberam os primeiros laboratórios de Psicologia no Brasil. Com a instituição da profissão de psicólogos, em 1962, a concepção de profissão se amplia para outros âmbitos e por motivos históricos, políticos e sociais, os currículos de psicologia centram-se, a partir da década de 1960, na perspectiva clínica, cujo modelo passa a ser o de atendimento individual, com base na Psicometria, no Psicodiagnóstico e nas Psicoterapias. Só mais recentemente é que tais modelos passam a ser questionados e são retomadas outras formas de pensar a ciência psicológica e a profissão de psicólogos, articuladas à necessidade de compreendermos a profissão no interior de políticas públicas, que de fato respondam à democratização do estado brasileiro, à diminuição da desigualdade social e à ampliação da participação da população nos rumos sociais e políticos do país.( Continua na versão digital)I Mostra de Práticas de Psicologia em EducaçãoIV Encontro de psicólogos da Área da EducaçãoPolíticas PúblicasPolíticas Públicas na área de EducaçãoII Mostra de Práticas de Psicologia em EducaçãoV Encontro de Psicólogos da Área de EducaçãoCompromisso Social da PsicologiaEducaçãoMarilene Proença Rebello de SouzaBeatriz Belluzzo Brando CunhaWanda Maria Junqueira de AguiarCésar Augusto MintoSérgio Antonio da Silva LeitePaulo FreireMarisa Eugênia Melillo MeiraMitsuko Aparecida Makino Antunespsicologia e educação: contribuições para a atuação profissional / CADERNOS TEMÁTICOS CRP SPLivro