Conselho Federal de PsicologiaFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP2018-02-092018-02-092015-02https://cedoc.crpsp.org.br//1/2124Não são raras as ocasiões em que deparamos com crianças e adolescentes que apresentam as chamadas “dificuldades de aprendizagem”. E também não são poucas as vezes que procuramos compreendê-las como advindas de problemas orgânicos, concordam? A verdade é que os encaminhamentos dessas demandas para serviços de saúde só têm crescido nos últimos tempos, e isso é de conhecimento de todos, além de ser prática corrente entre muitos de nós. No entanto, o que muita gente desconhece é que o encaminhamento de escolares para serviços médicos, a fim de solucionar supostos problemas de aprendizagem tem um nome: MEDICALIZAÇÃO da educação. (Continua na versão digital)Fórum sobre Medicalização da Educação e da SociedadePsicologia Educacional e EscolarPráticas não MedicalizantesServiços de Educação e SaúdeMedicalizaçãoCrítica à MedicalizaçãoMedicalização e educaçãoSobre o sistema único de saúde (sus) e seus serviçosPoliticas PúblicasSobre o sistema único de saúde (SUS) e seus serviçosRecomendações de práticas não Medicalizantes para Profissionais e Serviços de Educação e Saúde.Cartilha