Conselho Regional de Psicologia 6ª Região2023-11-092023-11-092019978-85-60405-63-3https://cedoc.crpsp.org.br//1/2835O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em consonância com o Sistema Conselhos de Psicologia defende uma Psicologia Escolar/Educacional crítica e contextualizada, que resgata a complexidade do processo de escolarização protagonizado por crianças e adolescentes, e que considera que a escola não está isolada do momento histórico, político, social e cultural de uma sociedade. Portanto, a produção da queixa escolar deve ser analisada a partir dessas premissas, buscando-se a desnaturalização e problematização de práticas institucionais nas políticas públicas de Educação Saúde e Assistência Social que privilegiam encaminhamentos de crianças e jovens à avaliação diagnósticaMedicalização da EducaçãoPatologização da EducaçãoDemandas Escolares e IntersetorialidadeDiagnóstico de Crianças e AdolescentesQueixa EscolarPsicologia, demandas escolares e Intersetorialidade: os caminhos do diagnóstico de crianças e adolescentesLivro