FÚLVIA ROSEMBERG
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Navegando FÚLVIA ROSEMBERG por Assunto "Educação infantil"
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Item Abertura oficial, homenagem a Fulvia Rosemberg e Coral Madrigal(2017) Criança e InfânciaAbertura oficial do III Simpósio Internacional de Educação InfantilItem Oferta e demanda de educação infantil no campo(2012) Rosemberg, Fúlvia; Artes, AméliaApresentação Este livro sintetiza um esforço de trabalho coletivo na construção de conhecimentos sobre a educação da criança de 0 a 6 anos moradora em área rural. O trabalho foi concretizado a partir de cooperação técnica estabelecida entre o Ministério da Educação – MEC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, visando o desenvolvimento da pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais” (MEC/UFRGS). Os principais objetivos da pesquisa foram estruturados a partir de quatro grandes ações: pesquisa bibliográfica da produção acadêmica nacional sobre educação infantil das crianças residentes em área rural; estudo quantitativo de dados secundários; estudo das condições de oferta da educação infantil das crianças de área rural por meio do envio de questionários a uma amostra de 1130 municípios; coleta de dados qualitativos em 30 municípios localizados nas cinco regiões geográficas do país. O trabalho foi desenvolvido por um grande grupo de pesquisadores e foi organizado em cinco núcleos regionais, coordenados de acordo com o critério de abrangência regional: Norte-UFPA; Nordeste-UFCG; Sudeste- UFMG; Sul-UFRGS; Centro-Oeste-UNEMAT. Participaram ainda diferentes consultores especialistas, além de representantes do Movimento Interfóruns de Educação Infantil Brasileiro – MIEIB, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG. Essa configuração partiu do reconhecimento da multiplicidade do campo brasileiro e de suas infâncias e, necessariamente, dos interlocutores das políticas do campo. Um estudo que pretenda conhecer essa realidade, comprometido com a formulação de política pública, exige o diálogo com diferentes campos de luta social e de produção de conhecimento.(Continua na versão digital)Item Perspectivas para a melhoria da qualidade da Educação Infantil - Fúlvia Rosemberg(2010-06) UNIVESPA pesquisadora Fúlvia Rosemberg, da Fundação Carlos Chagas, faz uma análise dos resultados da pesquisa Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, a partir de ponto de vista histórico. Seminário Avaliação da qualidade da educação infantil/ Fundação Carlos Chagas (junho de 2010 - São Paulo - SP) - O seminário divulgou a pesquisa Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa - e discutiu suas implicações e desdobramentos. A pesquisa foi realizada em 2009 e 2010, em seis capitais brasileiras: Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e Teresina.Item Políticas para la primera infancia. Fulvia Rosemberg(2011-06) equidadinfanciaFulvia Rosemberg, investigadora de la Fundación Carlos Chagas, reflexiona sobre las políticas de educación infantil para los niños y niñas de cero a tres años