FÚLVIA ROSEMBERG
URI Permanente desta comunidadehttps://cedoc.crpsp.org.br/handle/1/2718
Navegar
Navegando FÚLVIA ROSEMBERG por Assunto "Educação Infantil do Campo na Amazônia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Oferta e demanda de educação infantil no campo(2012) Rosemberg, Fúlvia; Artes, AméliaApresentação Este livro sintetiza um esforço de trabalho coletivo na construção de conhecimentos sobre a educação da criança de 0 a 6 anos moradora em área rural. O trabalho foi concretizado a partir de cooperação técnica estabelecida entre o Ministério da Educação – MEC e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, visando o desenvolvimento da pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais” (MEC/UFRGS). Os principais objetivos da pesquisa foram estruturados a partir de quatro grandes ações: pesquisa bibliográfica da produção acadêmica nacional sobre educação infantil das crianças residentes em área rural; estudo quantitativo de dados secundários; estudo das condições de oferta da educação infantil das crianças de área rural por meio do envio de questionários a uma amostra de 1130 municípios; coleta de dados qualitativos em 30 municípios localizados nas cinco regiões geográficas do país. O trabalho foi desenvolvido por um grande grupo de pesquisadores e foi organizado em cinco núcleos regionais, coordenados de acordo com o critério de abrangência regional: Norte-UFPA; Nordeste-UFCG; Sudeste- UFMG; Sul-UFRGS; Centro-Oeste-UNEMAT. Participaram ainda diferentes consultores especialistas, além de representantes do Movimento Interfóruns de Educação Infantil Brasileiro – MIEIB, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG. Essa configuração partiu do reconhecimento da multiplicidade do campo brasileiro e de suas infâncias e, necessariamente, dos interlocutores das políticas do campo. Um estudo que pretenda conhecer essa realidade, comprometido com a formulação de política pública, exige o diálogo com diferentes campos de luta social e de produção de conhecimento.(Continua na versão digital)