dc.contributor.author | Prates, Eduardo Freitas | |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T19:25:08Z | |
dc.date.available | 2017-06-08T19:25:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.issn | 2175-3520 | |
dc.identifier.uri | http://cedoc.crpsp.org.br/1/397 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é investigar a história da Psicologia Escolar em São Paulo na década de 1980, a fim de
discutir o momento atual em que os psicólogos, junto a outras categorias, lutam para se inserir na educação
pública, por meio de projetos de lei. O texto é um recorte de uma pesquisa bibliográfica e documental. A
discussão centraliza-se nos resultados da investigação das 69 publicações do Jornal do CRP-06 (1981-1990),
focando os desdobramentos do projeto de lei 519/81, as discussões feitas por equipes multidisciplinares e uma
entrevista de Paulo Freire que apresenta a concepção corrente de Psicologia clínico-tradicional e justifica a
retirada dos psicólogos da educação. Estabelece uma análise crítica desse processo, buscando apontar novos
caminhos. | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | História da Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Documental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O PERCURSO HISTÓRICO-POLÍTICO DA PSICOLOGIA ESCOLAR EM SÃO PAULO | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
cedoc.customizado.Especificação | Psic. da Ed., São Paulo, 37, 2º sem. de 2013, pp. 73-81 | |
cedoc.customizado.UniversidadeFaculdade | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) | |
cedoc.customizado.Área | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL | pt_BR |
cedoc.customizado.ProcessodeTrabalho | Processos Investigativos | pt_BR |
cedoc.customizado.Local | São Paulo - SP | |