Show simple item record

dc.contributor.authorConselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
dc.date.accessioned2018-03-08T17:52:56Z
dc.date.available2018-03-08T17:52:56Z
dc.date.issued2016-03-14
dc.identifier.urihttp://cedoc.crpsp.org.br/1/2570
dc.description.abstractO Plano Nacional de Educação (PNE), previsto na Constituição Federal Brasileira, entrou em vigência em 26/06/2014, por meio da Lei 13.005. Foram definidas 20 metas para serem cumpridas até o ano 2023, com o propósito de elevar a qualidade do ensino em todos os níveis e garantir o acesso universal à educação, através de uma gestão educacional democrática e colaborativa entre os entes federados. Todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele. Para tanto, é fundamental a qualificação e a valorização dos profissionais que atuam na educação, bem como a participação de toda comunidade escolar no projeto político pedagógico da escola, no controle social e na proposição de políticas educacionais. Para que as metas do PNE sejam cumpridas, há que se fazer uma reflexão sobre suas diretrizes, suas finalidades e seus métodos. Para efetivar uma educação para todos e todas, é preciso colocar em prática uma política educacional que considera a diversidade humana e que contemple as distintas necessidades de todos(as) envolvidos(as) no processo de escolarização. Considerando que a Psicologia tem interface com a educação, no que se refere à dimensão subjetiva das vivências e dos processos de aprendizagem, porque seu papel dentro do contexto escolar ainda não está consolidado? De que modo a Psicologia pode contribuir com seus saberes para o avanço do processo educacional? Quais os obstáculos que as(os) Psicólogas(os) Escolares precisam superar para sua efetiva inclusão no campo da educação? Como o presente evento é preparatório para o Congresso Nacional de Psicologia, teremos a oportunidade de discutir e reunir propostas para o CNP, de modo que as(os) psicólogas(os) possam pensar em práticas profissionais comprometidas com a necessária transformação social e em formas de inserir-se efetivamente nas políticas públicas dessa área.pt_BR
dc.subjectPsicologia Educacional e Escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectControle Socialpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPor que a Psicologia não está nos planos da Educação?pt_BR
dc.titlePor que a Psicologia não está nos planos da Educação?pt_BR
dc.typeÁudiopt_BR
cedoc.customizado.CampanhaTemaPor que a Psicologia não está nos planos da Educação?
cedoc.customizado.EspecificaçãoDuração: 3'30"46.
cedoc.customizado.ÁreaPSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONALpt_BR
cedoc.customizado.ProcessodeTrabalhoProcessos de Comunicaçãopt_BR
cedoc.customizado.LocalSão Paulo - SP


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record