Seminários Estaduais: Psicologia, Laicidade e as Relações com a Religião e a Espiritualidade - 1º Seminário: Psicologia, Laicidade e Políticas Públicas - Parte 2 - Tarde
View/ Open
Área
POLÍTICAS PÚBLICASProcesso
Processos de ComunicaçãoDate
2015-03-27Vídeo
https://www.youtube.com/embed/dQNStLpsTDAAuthor
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região
Metadata
Show full item recordAbstract
Segundo a Nota Técnica do Sistema Conselhos de Psicologia, "a laicidade do Estado precisa ser entendida com um principio pétreo, jamais pode ser colocada em questão, pois é sobre essa base segura e inquestionável que se assenta a igualdade de direitos aos diversos segmentos da população brasileira". Afirmar a laicidade não significa negar a religião nem a espiritualidade. Tampouco - continua a nota - "implica em negar uma interface que pode ser estabelecida entre a Psicologia e a Religião e entre a Psicologia e Espiritualidade.
A busca do fundamento sagrado da vida, daquilo que confere sentido à existência é de ordem espiritual" e se materializa principalmente em algumas Políticas de Saúde, entre as quais a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS). A questão que se coloca, pois, para a Psicologia é a seguinte: como conciliar práticas próprias da Ciência Psicológica com fundamentos da Espiritualidade contidos nessas Políticas, e evitar o Fundamentalismo Religioso, tanto no âmbito do serviço público quanto no âmbito dos serviços particulares de Saúde?
Collections
- Vídeos [65]