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dc.contributor.authorConselho Federal de Psicologia
dc.contributor.authorCoordenação Maria de Lourdes Jeffery Contini
dc.date.accessioned2018-02-14T20:08:35Z
dc.date.available2018-02-14T20:08:35Z
dc.date.issued2002-05
dc.identifier.isbn85-89208-01-X
dc.identifier.urihttp://cedoc.crpsp.org.br/1/2136
dc.description.abstractO Conselho Federal de Psicologia, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde/Área de Saúde do Adolescente e do Jovem, desenvolveu o projeto “Atualização dos psicólogos que atuam com adolescentes no Brasil”, tendo como objetivo construir reflexões críticas e ações integradas que pudessem propiciar transformações no pensar/fazer dos psicólogos, na sua prática cotidiana com os adolescentes. O projeto foi desenvolvido por um grupo de profissionais de Psicologia, que buscou confeccionar um material contendo reflexões e metodologias que possibilitasse discussões, por parte dos psicólogos, a respeito da sua atuação junto aos adolescentes brasileiros. Para cumprir com o objetivo proposto, buscamos, através deste trabalho, apontar as relações existentes entre adolescência, saúde, conhecimento psicológico e práticas psicológicas, dentro de uma contextualização histórico-social. Procuramos também, ao longo do trabalho, contemplar, nas nossas discussões, os preceitos da Lei nº 8069/90, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Sabemos que essa Lei foi o resultado de uma luta muito ampla dos setores sociais organizados que buscaram criar um novo espaço político e jurídico para a criança e o adolescente brasileiros. O ECA vem substituir o Código de Menores, apontando para uma legislação que visa ao desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. É a chamada “Doutrina de Proteção Integral”. A criança e o adolescente, nessa perspectiva de “Proteção Integral”, são considerados pessoas, cidadãos com direitos a serem garantidos pelo Estado, pela Sociedade e pela Família. Direito de serem educados, direito aos cuidados de saúde, direito de serem amados, direito ao lazer, direito de serem acolhidos, especialmente quando lhes faltam condições fundamentais para sobreviver. Parece-nos importante, no entanto, apontar que nessa nova configuração jurídica, os deveres também estão presentes, pois ao considerar dever de todos – família, sociedade e Estado – crianças e adolescentes são partes dessa sociedade e, portanto, submetidos também ao dever de garantir os direitos humanos e as liberdades individuais, especialmente os das próprias crianças e adolescentes.(Continua na versão digital)pt_BR
dc.subjectPsicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA)pt_BR
dc.subjectAdolescência e Psicologiapt_BR
dc.titleAdolescência e Psicologia Concepções, práticas e reflexões críticaspt_BR
dc.typeCartilhapt_BR
cedoc.customizado.CampanhaTemaA Adolescência e Psicologia: práticas e reflexões críticas
cedoc.customizado.CriaçãoProjeto gráfico: Stilo Comunicação
cedoc.customizado.Especificação144 p.; 23 cm
cedoc.customizado.ÁreaPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
cedoc.customizado.ProcessodeTrabalhoProcessos de Comunicaçãopt_BR
cedoc.customizado.LocalBrasilia - DF


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