dc.contributor.author | Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - 6ª Região | |
dc.contributor.author | Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo - SinPsi | |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T20:38:23Z | |
dc.date.available | 2018-02-06T20:38:23Z | |
dc.date.issued | 1986 | |
dc.identifier.isbn | 86-0367 | |
dc.identifier.uri | http://cedoc.crpsp.org.br/1/2102 | |
dc.description.abstract | Desde 1980, o CRP e o Sindicato vêm lutando, junto com entidades
representativas de outras categorias, para a volta das disciplinas da área de
Ciências Humanas — Psicologia, Filosofia e Sociologia — no ensino de 2º
grau.
A partir de 1985, a Comissão de Ensino CRP - Sindicato passou a contar
com a participação dos psicólogos do setor de Psicologia da Coordenadoria
de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo. Esse grupo de trabalho formulou uma
proposta de conteúdo programático para a disciplina Psicologia, no segundo
grau, fruto de uma série de discussões realizadas com a participação de profissionais
que já atuavam na área ou que tinham interesse na atividade docente.
O resultado prático dessa luta mostrou-se amplamente compensador. A
Secretaria de Educação não só reconheceu a importância das disciplinas de
Ciências Humanas no ensino de 2º grau, como tomou as medidas necessárias
visando ao fortalecimento e ampliação das mesmas nas grades curriculares.
Além disso, as referidas disciplinas foram incluídas no concurso de ingresso
de professores, em 1986.
Diante dessas perspectivas, a Comissão de Ensino planejou e realizou,
no segundo semestre de 1985, o curso "Psicólogo - Docente no Ensino de
2º Grau, com o objetivo de colaborar para o aprimoramento da ação educacional
dos licenciados em Psicologia, que já atuavam na área ou que
tinham interesse em iniciar atividade docente. Para tanto, foram convidados
psicólogos e pesquisadores, que apresentaram para os 250 participantes,
uma explanação sobre cada um dos temas da proposta de conteúdo programático. | pt_BR |
dc.subject | Psicologia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Neutralidade científica | pt_BR |
dc.subject | Noção de normalidade | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Alienação | pt_BR |
dc.subject | Fúlvia Rosemberg | pt_BR |
dc.subject | Fermino Fernandes Sisto | pt_BR |
dc.subject | Joel Martins | pt_BR |
dc.subject | César Ades | pt_BR |
dc.subject | Antônio Armindo Camillo | pt_BR |
dc.subject | Emma Otta | pt_BR |
dc.subject | Solange Nogueira Buono | pt_BR |
dc.subject | Emoção e afetividade | pt_BR |
dc.subject | Silvio Duarte Bock | pt_BR |
dc.title | Psicologia no ensino de 2º grau: Uma proposta emancipadora | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
cedoc.customizado.Organização | Carlos Rodrigues Ladeia; Regina Aparecida Loureiro Caroni; Sérgio Antonio da Silva Leite; Yvone G. Khouri. | |
cedoc.customizado.Especificação | 194 p. | |
cedoc.customizado.Área | PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL | pt_BR |
cedoc.customizado.ProcessodeTrabalho | Processos de Comunicação | pt_BR |
cedoc.customizado.Local | São Paulo - SP | |